Buscar
  • TRIS Ecotecnologia

Qual é o destino do meu lixo?

Você já parou para pensar quanto de lixo você é capaz de produzir e qual é o processo utilizado para “sumir” com o mesmo depois que ele deixa a sua lixeira?



De acordo com o Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil (2018/2019) realizado pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), cada brasileiro produz, em média, 1,039 kg/habitante/dia de resíduos sólidos.

Além disso, o panorama demonstrou que, em 2018, foram gerados 79 milhões de toneladas de resíduos sólidos no país, demonstrando também que a tendência de crescimento na produção nacional de resíduos sólidos alcançará uma geração anual de 100 milhões de toneladas por volta do ano de 2030.


Então, o que fazer com todo esse lixo? Qual é o seu destino?

Embora a Política Nacional dos Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010) tenha determinado o fim dos lixões até 2014, bem como uma gestão voltada a não geração, redução, reciclagem e tratamento dos resíduos sólidos, viabilizando sua recuperação energética, ainda, em 2020, essa realidade está longe de ser alcançada.



Dos resíduos coletados em 2018, 59,5% receberam uma destinação adequada em aterros sanitários, enquanto o restante (40,5%) foi despejado em locais inadequados.

Ou seja, o lixo que gero em minha residência ainda não possui um processamento adequado para seu tratamento e recuperação!


De acordo com Carlos Silva Filho, diretor presidente da Abrelpe, "Enquanto o mundo fala em economia circular e avança na energia renovável a partir de resíduo, nós ainda temos um déficit no Brasil de lixão a céu aberto. É preciso agilizar o investimento de infraestrutura adequada para receber esse resíduo e tratar esse resíduo como recurso. Aproveitá-lo melhor na reciclagem, geração de energia e transformação em matéria-prima para novos produtos”.


Nesse contexto, a TRIS Ecotecnologia investe para auxiliar o país a sanar essa demanda por uma eficiente gestão de resíduos e o fim dos lixões!

Apresentamos ao mercado brasileiro novas tecnologias para recuperação energética de resíduos sólidos! Inovamos em criar nossas Biocélulas de recuperação energética, tratando cada tipo de resíduo com diferentes tecnologias. Dessa forma, conseguimos uma otimização no aproveitamento dos subprodutos energéticos gerados, não havendo necessidade de enviar nenhum dos subprodutos a aterros sanitários!


Conheça nosso site e fique por dentro das novidades!



31 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

TRIS

Uma empresa voltada à criação de soluções que transformam resíduos sólidos em energia.

Av. Brasil, 322 / 304 - Centro

Passo Fundo - RS

CEP 99010-001

55 (54) 3045-2605

  • Instagram TRIS
  • Facebook TRIS
  • Branca Tris Ecotecnologia
  • YouTube - TRIS Ecotecnologia